Serviços de backup na nuvem, como o Dropbox e OneDrive, servem para sincronizar seus arquivos em servidores online. Isso ajuda o usuário a ter acesso a documentos de qualquer lugar e a ter mais espaço no celular e no computador.
Apesar disso, é preciso ter cuidado, já que o site pode sofrer ataques de hackers ou sua conta pode ser invadida por alguém. Veja abaixo algumas dicas para proteger seus arquivos online de maneira efetiva.
Escolha um serviço de nuvem confiável
O primeiro fato a ser considerado é o serviço na nuvem que você usará para armazenar seus arquivos. Há muitas opções disponíveis atualmente, mas algumas delas são como estas que vimos acima “Sincronismo” e isso não é o correto.
Para backup na nuvem o aconselhado é que seja uma nuvem particular, que não tenha sincronismo, ou seja: Que precise de um software dedicado somente a fazer este backup
Outro ponto importante é ter atenção nos valores, “nuvens de sincronismo” tendem a ser bem mais baratas por não demandar muitos recursos para usa-la. Porem esta facilidade de uso, pode custar caro.
Dentre os mais usados para Backup na nuvem com sincronismo, o OneDrive é mais indicado para os usuários do Windows por causa da integração oferecida pela Microsoft; o Google Drive funciona bem para usuários de celulares Android ou para quem utiliza os documentos e planilhas online que o serviço oferece; já o iCloud é a melhor escolha para donos de iPhone (iOS); o Mega é uma boa opção para quem procura segurança extra e planeja ter seus arquivos criptografados; enquanto o Dropbox continua sendo o melhor serviço para quem quer algo simples de usar.
Dentre os mais usados para Backup na nuvem dedicado, o AZURE é o mais indicado para usuários do Windows por causa da integração e segurança oferecida pela Microsoft; a AMAZON também é uma ótima escolha, pois é uma das mais antigas e estáveis nuvens do mercado; a Napsis BKP Cloud entra nas mais indicadas para qualquer usuário, tanto windows como outras plataformas, pois, alem de contar com o melhor software próprio de backup, ela fornece a nuvem própria para armazenamento. Com data center no Brasil, a Napsis BKP Cloud é a melhor escolha para Backups de todos os tipos.
Use a criptografia em seus arquivos
Mesmo que alguém tenha acesso aos seus arquivos online, você pode garantir que o invasor não consiga visualizá-los. Isso é possível através da criptografia, que codifica o arquivo de maneira incompreensível para quem não possui a chave ou código certo.
Esta chave deve ser mantida com bastante sigilo, então é preferível que você a anote em um papel e guarde em um lugar seguro. O único serviço de nuvem por sincronismo que oferece este recuso é o Mega que tem a criptografia de maneira nativa.
Nas nuvens nativas, 99% oferecem criptografia, alem de assegurar uma nova cópia do seu backup, caso precise.
Tenha um backup offline
Há quem armazene seus arquivos em serviços de nuvem especificamente para ter um backup online de fácil acesso. Considerando os possíveis problemas que mencionamos, é recomendado que você tenha um backup offline também.
Ele pode ser armazenado no seu computador, em um HD externo, no pendrive e até em cartões de memória, dependendo do tamanho, é claro. Desta forma, caso os servidores online saiam do ar por tempo indeterminado ou se você ficar sem acesso à Internet, não correrá o risco de ficar sem seus arquivos importantes.
Evite redes públicas de Wi-Fi
Por mais tentador que seja, evite as redes públicas de Wi-Fi quando for fazer o upload ou download de um arquivo na nuvem. Além destas conexões serem muito lentas no geral, elas também podem não ser confiáveis e seguras.
Há maneiras de se proteger quando estiver conectado à estas redes gratuitas, mas o envio de arquivos não é aconselhado mesmo assim. Alguém pode facilmente usar brechas de segurança para interceptar seus documentos e dados, então é melhor não arriscar.
Gostou da matéria? Quer ter mais noticias ou dicas? Se inscreva no blog e receba as notificações de postagens como esta.
Continue atento e acompanhe as postagens no blog Napsis, e também em nosso site www.napsis.com.br
No responses yet